sábado, 21 de maio de 2011

Unhas fortes e saudáveis já!!

Olá, bemfeitasmaníacas!!

Hoje, conversaremos sobre unhas fracas e quebradiças, problemas recorrentes em 9 entre 10 mulheres. As causas são as mais variadas possíveis, indo desde o uso constante de produtos químicos (detergente, sabão em pó, alvejante - Tati Pimentel que o diga!!) a problemas alimentares, passando pelo hábito de esmaltar as unhas semanalmente. Elas precisam respirar, sabiam??

Embora fortes, as unhas dever ser flexíveis, brilhantes e lisas, sem irregularidades na lâmina (o local onde se passa o esmalte). Traumas na cutícula e na matriz das unhas fazem com que elas cresçam tortas e irregulares.

Vocês sabiam que as unhas das mãos, a cada dez dias, crescem cerca de 1mm?? Isso é 3x mais rápido do que as unhas dos pés!!
Além de proteger os dedos de impactos traumáticos, as unhas auxiliam na apreensão de objetos e no tato. Composta basicamente de queratina, seu enfraquecimento pode estar diretamente ligado com o hábito de fazer as unhas todas as semanas. A nossa velha mania de manter as mãos sempre Bem Feitas e esmaltadas pode ressecar as unhas. Para quem não consegue manter as pontas dos dedos in natura, uma #dica é retirar o esmalte 2 dias antes de se refazer as unhas e hidratar bem as mãos.

No entanto, o hábito de fazer as unhas semanalmente não é o único capaz de danificá-las. A retirada da cutícula - pasmem!!! quem ainda não sabia disso - deve ser, sempre que possível, evitada. As cutículas são as maiores protetoras das unhas, impedindo a penetração de bactérias, fungos e substâncias nocivas.

As bases fortalecedoras e fortificadoras podem auxiliar no tratamento das unhas, porém elas não fazem milagres, uma vez que o uso dessas bases fortalecem apenas a unha exposta, sendo, no entanto, necessário também que elas cresçam fortes desde a sua matriz, por isso que uma boa alimentação ajuda, e muito!!

Geralmente, as unhas nos mostram se algo não está indo bem em nosso organismo. Desta forma, prestem muita atenção na aparência das suas unhas, antes de sair por aí catando produtinhos que prometem deixar suas unhas fortes e enormes em segundos!!

No Blog Unha Bonita, encontramos uma tabela muito didática com todos os sintomas e possíveis causas de unhas fracas, quebradiças e manchadas. Vejam só:
Unhas pálidas, sem cor Anemia, deficiência de ferro
Unhas ressecadas que quebram com facilidade e descamamFalta de vitamina A, proteínas e cálcio
Unhas que não crescemDeficiência de vitamina A e zinco, ou uso de certos medicamentos
Unhas muito finas e quebradiçasFalta de proteína
Unhas com linhas horizontais e frágeisFalta de vitaminas do complexo B, principalmente a biotina e enxofre. Pode também ser por conta de algum desequilíbrio hormonal
Unhas com pontos brancosPode ser por deficiência de zinco ou por trauma na base ou leito da unha.
Unhas com manchas escuras e avermelhadasPode ser trauma ou sinal de câncer de pele – procure um médico urgentemente
Unhas com manchas amareladasProblema respiratório como bronquite ou infecção por fungos e bactérias
Unhas que soltam do  leitoPsoríase ou intoxicação por medicamentos
Unhas com linhas verticais e frágeisDeficiência de ferro ou anemia

Cabe aqui esclarecer que assim que for notado qualquer um dos sintomas acima, procure um médico e marque uma consulta, pois só um especialista poderá lhe dizer com precisão as causas do problema, bem como lhe prescrever o medicamento correto. Portanto, se você perceber qualquer uma das características acima, nenhuma base fará milagres!!

Importante lembrar que a saúde das nossas unhas dependem de bons hábitos, sendo certo que maus hábitos podem detoná-las!! Por isso, mais uma vez com a ajuda do Blog Unha Bonita, mostramos abaixo um quadro bem legal com alguns bons e maus hábitos que precisam ser, respectivamente, inseridos e eliminados das nossas vidas.



Além dos bons hábitos, uma boa alimentação, rica em vitaminas, minerais e proteína, certamente refletirá em unhas fortes e bonitas. É extremamente necessário beber água, muuuuuita água!!! Assim como a falta crônica de água deixa nosso corpo desidratado, o mesmo acontecerá com as unhas, que ficarão secas e sem nenhuma hidratação.

Do Blog Unha Bonita, copiamos alguns elementos ultra-mega-hiper importante para a saúde das suas unhas. São eles:

Biotina
O que é:
vitamina que faz parte da família B.
Para que serve: essencial para manter as unhas fortes e agilizar o seu crescimento.
Sinais de deficiência da Biotina no organismo: unhas fracas que descamam com facilidade. Quem sofre de dermatite seborreica e queda de cabelo, deve caprichar na ingestão da biotina.
Onde encontrar: na gema dos ovos, couve, tomate, alface, cenoura, amêndoas, levedo de cerveja, cogumelos, cebola, salmão, peito de frango e de peru, fígado bovino, espinafre, couve-flor, repolho, pepino, leite de vaca e de cabra, queijos, morango, aveia, nozes.

Vitamina A
O que é:
vitamina antioxidante
Para que serve: ajuda a manter a visão, a função imunológica, o metabolismo ósseo e a saúde da pele, cabelos e unhas.
Sinais de deficiência da Vitamina A no organismo: unhas que demorar a crescer. Se a sua pele tem tendência à dermatite, a deficiência dessa vitamina pode ser a causa.
Onde encontrar: vegetais e frutas de cor amarela, laranja e verde-escura, como brócolis, espinafre, couve, cenoura, abóbora, batata doce, melão, manga, laranja, e no leite, queijo, manteiga, fígado de galinha, óleo de peixe, pescados, frutos do mar, ovos.

Ferro
O que é
: é um sal mineral
Para que serve: está diretamente envolvido no transporte do oxigênio pelas hemácias, as células vermelhas do sangue.
Sinais de deficiência do Ferro no organismo: anemia, dor nas pernas, cansaço, queda de cabelos, unhas fracas e quebradiças. Linhas verticais aparecem nas unhas e existe uma palidez no leito ungueal.
Onde encontrar: carne bovina, frango, atum, salmão, fígado e outras vísceras, carne de porco e carneiro, ovos, todos os feijões, pão integral, germe de trigo, açaí, beterraba, vegetais folhosos de cor verde-escura, uva-passa.

Zinco
O que é:
mineral da imunidade
Para que serve: ele participa de reações químicas em centenas de enzimas que regulam a função corporal (síntese de proteínas, reprodução celular, cicatrização de feridas). Por ser de difícil absorção, conseguimos absorver, de modo geral, apenas 30% do zinco nos alimentos que consumimos.
Sinais de deficiência do Zinco no organismo: unhas ficam fracas, descamam com facilidade, demorar a crescer e apresentam manchas brancas.
Onde encontrar: ostras, frutos do mar, peixes, levedo de cerveja, ovos, carne vermelha, aves, grãos integrais, nozes e sementes.

Cálcio
Para que serve: é importante para a saúde dos ossos e dentes assim como as unhas também precisam de cálcio.
Sinais de deficiência de Cálcio no organismo: as unhas perdem a força e dureza, ficam ressecadas e podem apresentar fendas verticais que se abrem sempre no mesmo lugar.
Onde encontrar: leite e laticínios, como queijo, iogurte e kefir, vegetais de folhas verde-escuro, como couve, brócolis, agrião, rúcula, bertalha, espinafre, repolho, quiabo, algas, sementes de gergelim, queijo tofuCuriosidade: para quem não quer a gordura dos queijos, a mesma medida de couve tem a metade da concentração de cálcio.

Enxofre
O que é:
mineral mais abundante no corpo humano e perde apenas para o cálcio e fósforo
Para que serve: é essencial para a síntese de colágeno, um componente vital para a saúde e flexibilidade das unhas, pele, cabelos, articulações, ossos e tendões. Sua reputação é de mineral da beleza, justamente pela sua ação direta na produção de colágeno. Também tem papel importante no metabolismo das vitaminas do complexo B, incluindo a biotina. Estimula a imunidade e luta contra os radicais livres.
Sinais de deficiência do Enxofre organismo: as unhas ficam duras, secas e sem flexibilidade, quebrando com facilidade bem rente à pele.
Onde encontrar: cebola, alho, repolho, couve, alface, algas, nozes, ovos, leite, carne, frutos do mar, aves.

Proteínas
O que é:
compostos orgânicos
Para que serve: uma dieta rica em proteínas ajuda a ter unhas fortes. Como a unha é feita de queratina (um tipo de proteína) ela precisa ser reposta para manter a força e a capacidade de crescimento. O colágeno forma a matriz do qual os sais minerais já citados anteriormente se fixam para deixar as unhas fortes e resistentes. Quando mais colágeno disponível, maior será a fixação destes minerais essenciais e, conseqüentemente, ocorre uma melhora no aspecto e crescimento das unhas.
Sinais de deficiência do Enxofre organismo: as unhas ficam duras, secas e sem flexibilidade, quebrando com facilidade bem rente à pele.
Onde encontrar: carne, aves, pescados e frutos do mar, ovos, leite, gelatina ou colágeno em pó, grãos integrais, quinua.

Portanto, não existe desculpa para não cuidar das suas unhas!! Bons hábitos, aliados a uma excelente alimentação, só lhe trarão benefícios!! Lembrem-se sempre disso!!

Bem Feitas - o lugar que Você merece, na hora em que Você quer!!

* Fontes: Portal Terra Beleza e Blog Unha Bonita.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...